É sempre com agrado que escutamos na nossa redação criações sonoras assinadas por Tim Bettinson, o músico e compositor australiano que encabeça o projeto Vancouver Sleep Clinic, que se estreou por cá com um dos discos que mais nos marcou no já longínquo ano de dois mil e dezanove. O trabalho chamava-se Onwards To Zion e era, à altura, o segundo registo de originais de um projeto que ficou logo debaixo de merecidos holofotes, não só da crítica dos antípodas, mas também de diversas outras latitudes do nosso globo, incluindo a nossa e que tinha como grande força motriz a perca de um amigo muito chegado do músico, sendo um exercício de catarse dessa inevitável dor.
Depois desse disco, Vancouver Sleep Clinic tinha regressado ao nosso radar devido a Fallen Paradise, o álbum que o projeto lançou em dois mil e vinte e dois, o terceiro do grupo, um alinhamento de dez canções que tinha a chancela da Believe e que nos ofereceu pouco mais de trinta e seis minutos de música bastante envolvente, intimista e charmosa. Era um registo intenso, riquíssimo em detalhes e nuances, orquestralmente chegava a ser extravagante em alguns momentos e era tocante, já que exalava, em praticamente todo o seu alinhamento, sentimentos que, à partida, mexem sempre com o nosso âmago e o nosso lado mais irracional.
Mais recentemente, no último outono, Vancouver Sleep Clinic impressionou-nos de novo devido a Beyond All Season, uma nova canção, sentimentalmente intensa e hipnotizante, com uma elevada luminosidade intimista, que desaguava numa feliz interseção entre música clássica eletrónica e pop ambiental, abraçada à voz sempre tocante de Tim, que não deixa ninguém passar incólume e que pode servir como ponte vigorosa, estável e firme para uma travessia segura rumo a um território de aconchego inimitável.
Agora, no início de dois mil e vinte e seis, este projeto australiano está de novo em alta rotação por cá à boleia de Valley Of My Prime, um novo tema que, infelizmente, à semelhança da canção anterior, ainda não traz atrelado o anúncio de um novo alinhamento de originais do projeto. Valley Of My Prime assenta nos mesmos cânones estilísticos de Beyond All Season, mas é um tema ainda mais épico e majestoso, com uma vasta pafernália de sintetizações envolventes, diversos efeitos percussivos e um baixo vigoroso, a acamarem uma melodia bastante aditiva e que não irá certamente deixar indiferente e com um enorme sorriso no rosto, quem se predispuser a escutar a canção com afinco e a deixar-se envolver pelo seu magnetismo. Acabará por ser, claramente, um exercício bastante recompensador. Confere...
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...