Preoccupations – MUR/PONR

Um dos discos que esteve em maior rotação na nossa redação na primavera deste ano foi Ill At Ease, um alinhamento de oito canções, assinado pelo projeto canadiano Preoccupations, formado por Matt Flegel, Mike Wallace, Scott Munro e Daniel Christiansen, que já se chamou Viet Cong ainda nesta vida e que tem estado permanentemente na linha da frente da reinvenção do rock.



pic by Loicia Samson


Ill At Ease teve a chancela da Born Losers, a etiqueta do próprio grupo que cessou a sua ligação à Jagjaguwar e estava recheado de momentos altos que terão resultado de um profícuo processo criativo que, como é costume, terá dado origem a canções que acabaram por ficar de fora do registo.


Em boa hora os Preoccupations lembraram-se de olhar para essas sobras e acabaram por revelar duas delas, os temas MUR e PONR, sucessivamente lados a) e b) de uma edição especial em vinil de sete polegadas e também digital, igualmente, como é óbvio, com a chancela da Born Losers.


Explosiva, abrasiva e vigorosa, criada, de acordo com a própria banda, com o intuito de recriar sonoramente aquilo que o nosso âmago sente em momentos de maior tensão e até pânico, MUR é uma canção excitante no modo como nos trespassa com um registo percussivo contundente e com guitarras abrasivas e exemplarmente eletrificadas. Já PONR, canção que versa sobre o modo como frequentemente nos sentimos desapontados com tudo aquilo que nos rodeia e, consequentemente, isso nos faz sentir vontade de mudar ou de recomeçar, oferece-nos um perfil sonoro um pouco mais contemplativo e atmosférico, com um modus operandi que coloca as fichas numa faceta um pouco mais pop, em que sintetizações planantes e guitarras com elevado travo psicadélico, marcam um forte posição na indução de um edifício melódico bastante convincente.


A audição de MUR e PONR como um todo sequencial, acaba por traduzir um saudável experimentalismo, feito à boleia de um exercício sonoro catárquico, onde reina uma certa megalomania e uma saudável monstruosidade agressiva, tudo isto aliado a um curioso sentido de estética, que fascina e seduz. Confere...





Comentários