Baxter Dury – Schadenfreude

Exatamente dois anos depois do seu último disco, I Thought I Was Better Than You, que sucedeu aos registos Prince of Tears, de dois mil e dezoito e The Night Chancers, de dois mil e vinte e um, o irascível Baxter Dury, filho do icónico Ian Dury, vocalista dos extintos Blockheads, uma das bandas mais importantes do cenário pós punk britânico, está de regresso ao formato longa duração em dois mil e vinte e cinco à boleia de Allbarone, o seu oitavo disco da carreira, um alinhamento de nove canções que irá ver a luz do dia a doze de setembro com a chancela da Heavenly Recordings.



pic by Tom Beard


Allbarone foi produzido pelo mítico produtor britânico Paul Epworth, que já trabalhou com nomes como Bloc Party, Maximo Park e Adele e dele demos conta, em maio último, do single homónimo, um tema vibrante e anguloso, feito com uma vasta pafernália de sintetizações inebriantes, efusivas e contundentes.


Há cerca de cinco semanas escutámos Return Of The Sharp Heads, o oitavo tema do alinhamento de Allbarone, uma composição que contava com o contributo vocal do artista JGrrey e que nos ofereceu um extraordinário e hilariante tratado de post punk, conduzido por um incrível baixo, exemplarmente acompanhado por uma vigorosa bateria, num groove hipnótico e anguloso que diversos entalhes sintéticos ampliam com ímpar destreza e bom gosto.


Agora, no início de agosto, chega a vez de conferir Schadenfreude, o terceiro single retirado do alinhamento de Allbarone. Dançante, lasciva e imponente, Schadenfreude é uma curiosa e intensa composição, com um perfil sintético intenso inegável, assente em sintetizadores pulsantes e uma batida vigorosa e com um travo retro inconfundível, numa curiosa mescla entre techno e rock progressivo, sempre com o melhor pop das décadas de setenta e oitenta do século passado em declarado ponto de mira. Confere...



Comentários