Ada Lea – When I Paint My Masterpiece

Natural de Montreal, no Canadá, a cantora e compositora Alexandra Levy encabeça o projeto Ada Lea e está de regresso aos discos hoje mesmo com um ambicioso alinhamento de dezasseis canções intitulado when i paint my masterpiece, que tem a chancela da insuspeita Saddle Creek Recordings.



Pic by Tess Roby


Gravado nos arredores de Ontário, when i paint my masterpiece é o terceiro álbum da carreira de Ada Lea. O seu conteúdo segue as traves mestras da melhor folk pop contemporânea, mas sem renegar uma saudável vertente experimental, algo que a própria extensão do alinhamento sugere, ainda mais quando se sabe que as dezasseis composições do mesmo resultaram de uma seleção de mais de duas centenas de esboços de temas que a cantora levou para estúdio. Sendo assim, when i paint my masterpiece plasma o vasto rol de influências de Lea que, de Bob Dylan a Leonard Cohen, passando pelas mais contemporâneas Lana Del Rey e Charli XCX, incubou um fantástico compêndio sonoro envolvente, charmoso e com um toque classicista ímpar.


Conhecida também pelos seus dotes de pintora e poeta, Ada Lea acabou por interligar todas estas formas de manifestação artística neste trabalho, combinando, de certo modo, todas as suas capacidade criativas numa única obra de arte. Aliás, o próprio nome do registo indica essa demanda e a audição de when i paint my masterpiece oferece-nos, de facto, não só uma extraordinária experiência auditiva, mas também sentimental e sensorial. Neste alinhamento, a música, as palavras e as imagens tornam-se indissociáveis e, logo a abrir o disco, em death phase of 2024 (rainlight), o modo como Levy toca alguns compassos na guitarra, define o tom da tela sonora que vamos contemplar, acentuando-se a qualidade estilística da abordagem à folk acústica em moon blossombaby blue frigidaire mini fridge, que pisca também o olho à melhor pop contemporânea.


A partir daí, resta-nos saborear verdadeiros trechos sonoros reluzentes e recompensadores. A encantadora Midnight Magic, tema que coloca todas as fichas num astuto piano, que contrasta exemplarmente com a voz intensa de Lea, o folk rock animado de snowglobe, tema que retrata uma cena de um jantar ao mais ínfimo pormenor, o humor sarcástico de Bob Dylan's 115th Haircut, acentuado pela presença irónica de uma harmónica, o tributo sentido a Leonard Cohen em i want it all e o tratado de country folk encarnado por down under the van horne overpass, são outros momentos intensos de um disco intimista e repleto de reviravoltas poéticas e melódicas, dando por vezes a sensação que a própria autora se surpreende, a momentos, com o rumo melódico do mesmo, tão rico e diversificado é o seu conteúdo. Espero que aprecies a sugestão...



01. Death Phase Of 2024 (Rainlight)
02. Moon Blossom
03. Baby Blue Frigidaire Mini Fridge
04. Something In The Wind
05. Midnight Magic
06. It Isn’t Enough
07. Snowglobe
08. Everything Under The Sun
09. Just Like In The Museum
10. Bob Dylan’s 115th Haircut
11. Diner
12. There Is Only One Thing On My Mind
13. Dogs Playing In The Backyard
14. Down Under The Van Horne Overpass
15. I Want It All
16. Somebody Is Walking In The Water


Comentários