Cassettes On Tape – The Narrows vs Night Drive

Há doze anos que vamos atualizando neste espaço de crítica e divulgação musical, cada novidade sonora dos Cassettes On Tape, uma banda post punk de Chicago formada por Joe Kozak (guitarras e voz), Greg Kozak (baixo e voz), Shyam Telikicherla (guitarras e voz) e Chris Jepson (bateria). Deram o pontapé de saída há pouco mais de uma década com os eps Cathedrals (2012) e Murmurations (2014) e estrearam-se nos lançamentos discográficos em formato longa duração em dois mil e dezassete com Anywhere, dez canções produzidas e misturadas por Jamie Carter no Atlas Studio e na Pie Holden Suite, em Chicago e masterizadas por Carl Saff.



Em plena primavera de dois mil e vinte e cinco os Cassettes On Tape estão de regresso ao nosso radar devido a The Narrows e Night Drive, duas novas canções do grupo, que surgem na sequência de um reinício do processo criativo do projeto em dois mil e vinte e dois, depois de uma espécie de hiato, com duas novas canções que, já nesse ano, lançaram rumores de poder estar para breve um novo disco do grupo. Os temas chamavam-se Pinks And Greys e Summer In Three e ambos assentavam numa receita assertiva que, olhando com gula para a simbiose de legados deixados por nomes como Ian Curtis ou Robert Plant e não descurando a habitual cadência proporcionada pela tríade baixo, guitarra e bateria e uma outra tendência mais virada para a psicadelia, primavam por um sofisticado bom gosto melódico, com forte impressão oitocentista.


Depois, já em pleno outono desse mesmo ano, os Cassettes On Tape voltaram às luzes da ribalta com um naipe de novas canções. Começaram por divulgar um novo tema intitulado Hopeful Sludge, dias depois voltaram à carga com High Water e, já em dois mil e vinte e três, chegaram à nossa redação Summer Ghost e Alright Already.


Em dois mil e vinte e quatro, e sem a confirmação de um novo álbum, os Cassettes On Tape, voltaram a revelar uma fornada de novas composições, sendo a última Blue Nine, um tema de forte pendor nostálgico, que voltou a colocar os Cassettes On Tape a olharem com gula para o melhor rock alternativo oitocentista, com a herança dos míticos The Sound a surgir logo na retina assim que se começou a escutar a composição.


Agora, com estas duas novas canções, The Narrows e Night Drive, o grupo de Chicago mantém firme o adn que sustenta o seu catálogo musical, apostando todas as fichas num shoegaze nostálgico com algum travo progressivo e melodicamente astuto, já que são temas que mantêm firme a tonalidade lo fi rugosa e impulsiva que carateriza o projeto, sem deixarem de exalar o sempre indispensável vigor sentimental. Confere...




 

Comentários