Califone – Ox-Eye

Califone é o curioso nome com que foi batizada, há já cerca de duas décadas, uma das bandas mais interessantes do indie rock experimental norte-americano contemporâneo. Liderado por Tim Rulli, este projeto natural de Chicago ganhou enorme projeção quando em dois mil e nove criou, de raíz e integralmente, uma banda sonora e um filme que se complementavam, ambos intitulados All My Friends Are Funeral Singers. O argumento do filme e a realização do mesmo tiveram, portanto, a assinatura do próprio Tim Rulli e a história girava em torno de uma mulher que vivia sozinha numa floresta, atormentada por diversos problemas psíquicos.


Califone - Wikipedia


Em dois mil e vinte e três os Califone entram no nosso radar devido aos singles que têm divulgado do alinhamento de villagers, o novo registo do projeto, um alinhamento de que irá ver a luz do dia já a dezanove deste mês com a chancela da Jealous Butcher Records.


Assim, depois de já terem sido divulgados os singles the habsburg jaw e a canção que dá nome ao álbum, agora chega a vez de conferirmos ox-eye, a sexta composição do alinhamento de villagers. ox-eye é um tema vibrante, sonoramente bastante rico, intenso e sinuoso, com diversas melodias a cruzarem-se entre si, cimentadas por uma instrumentação rugosa, conduzida por guitarras cheias de loops graves que dançam entre si e se misturam com uma percussão encharcada em variadas nuances, ora eletrónicas ora acústicas. É uma interação instrumental de forte cariz experimental, como é típico nos Califone e que também impressiona pelo clima simultaneamente tropical e nostálgico. Confere...



 

Comentários