Letting Up Despite Great Faults – IV

Chegou recentemente aos escaparates IV, o novo registo de originais dos Letting Up Despite Great Faults, um coletivo com raízes em Austin, no Texas e formado por Mike Lee (voz, guitarra), Kent Zambrana (baixo), Annah Fisette (voz, guitarra) e Daniel Schmidt (bateria).


Letting Up Despite Great Faults – “Gemini” – kid with a vinyl


IV é o quarto disco do catálogo do quarteto e o primeiro em oito anos. Tem um alinhamento de dez canções fortemente inspiradas nas mais recentes experiências pessoais dos vários músicos da banda, sempre com um foco importante em conceitos como crescimento, perda, arrependimento e renascimento. Sonoramente, IV não desilude os apreciadores daquele indie pop com forte travo shoegaze; Neste caso, as grandes marcas identitárias do registo são o intrigante registo vocal sempre susssurrante e ecoante de Mike Lee, um baixo vibrante, sempre adornado por uma guitarra jovial e criativa e com alguns efeitos e detalhes típicos da pop e do punk dos anos oitenta, uma bateria e uma secção ritmíca geralmente aceleradas, como se percebe logo em Corners Pressed, uma canção que versa sobre o conceito de memória e o modo como as pessoas que passaram pelas nossas vidas em tempos continuam a afetar o nosso presente, mas também na sujidade lo fi de New Ground, na melodiosidade radiante She Spins, o momento maior de IV e na bastante dançável Self-Portrait. Acaba por surgir ali no meio do alinhamento Gemini, a fazer de contraponto ao restante conteúdo, graças a um noise ainda mais diferenciado que os restantes temas e a uma melodia tremendamente luminosa e majestosa. 


IV é, em suma, um disco vibrante e intenso. Nele, os habituais sintetizadores, uma imagem de marca dos Letting Up Despite Great Faults que sempre deu um travo muito shoegaze às canções da banda, dão, desta vez, uma maior primazia à orgânica das cordas, fazendo com que o disco se espraie pelos nossos ouvidos de modo preguiçosamente intenso e a exalar um indie pop muito caraterístico, puro e cheio de emoção. Espero que aprecies a sugestão...



Comentários