daguida - Passageiro

Yuran, João Pedro e António Serginho são os daguida, um trio oriundo de Santa Maria de Lamas e já com dezoito anos de história. Depois de todo este tempo, apresentam-se finalmente ao grande público, com a sua primeira publicação oficial nas redes digitais, um tema intitulado Passageiro e o respetivo vídeo de promoção, realizado pela produtora Dawn Pictures. O passo seguinte será a edição deste single em vinil e depois virá o álbum de estreia, lá para 2019, estando prevista a abertura de uma campanha de crowdfunding para financiar a sua gravação.


Resultado de imagem para daguida passageiro


Edição de autor com o apoio da Revolução d’Alegria Associação, produzido por Mário Barreiros e gravado em Amarante, no Estúdio Fridão Natura Recording, Passageiro é um tema com fortes raízes na nossa música tradicional. Luminoso e exuberante nas cordas e escorreito na melodia, Passageiro alerta, de acordo com os daguidapara o valor daquilo que não tem preço, estando o tema liricamente coberto por uma aurea satírica, irónica e alegre, aspetos muito presentes nos concertos do trio e que representam a vontade de quebrar barreiras e preconceitos. Entre a beleza e o degredo abordam sem medo o quanto nos pesa este enredo. Do troiano ao grego, do velho ao novo, tudo é sempre novo.


Hoje mesmo, a partir da meia-noite, no Bar Galeria de Paris, no Porto, os daguida apresentam ao vivo esta canção e muitos dos temas que vão registar no seu primeiro álbum. Confere...



Manifesto daguida


 Algures entre Ovar e Contumil


daguida nasceu no inverno de 2000


Vestem seus pijamas, abanam suas canas


A terra é Santa Maria de Lamas


 


Passaram 18 anos


Há que limpar os canos


Será a primeira vez


Já muito perdemos os três


 


E vamos embora gente


daguida vai prá frente


Podes sempre dar algum


Podes ouvir sem dar nenhum


 


Muito sinceramente


Que fique bem assente


daguida anda por cá


Até que a bolha rebente

Comentários

  1. Pessoalmente, considero-os, muito ao estilo da música portuguesa dos 70s. Por outro lado, há um certo quê de Sérgio Godinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comment, please...