Lotus Plaza – Spooky Action At A Distance

O excêntrico Bradford Cox pode muito bem ser considerado um dos novos génios do rock alternativo. Seja nos Deerhunter ou nos Atlas Sound, em cada novo projeto em que se envolve, Cox tem deixado um rasto de genialidade como compositor. Foi justamente essa mesma genialidade incontida que ocultou o primeiro álbum do seu parceiro nos Deerhunter, o guitarrista Lockett Pundt, natural de Atlanta, na Geórgia e líder dos Lotus Plaza, um projeto que mesmo com todos os esforços de Pundt, soou, na estreia, em 2009, como uma espécie de replicação daquilo que Bradford vinha a desenvolver.



Os últimos três anos, entretanto, aprimoraram as composições individuais de Pundt, algo que este Spooky Action At A Distance, lançado recentemente pela Kranky, comprova. O artista deixa de lado a timidez da estreia e desenvolve um álbum verdadeiramente próprio, rico e muito mais amplo, comprovando que é um compositor adulto, ainda abertamente influenciado por Bradford, mas nitidamente mais interessado em desenvolver algo verdadeiramente seu.


Da canção de abertura às restantes composições sonoras que se revelam no interior de Spooky Action At A Distance, este disco soa bastante aos irlandeses My Bloody Valentine e aquilo que Kevin Shields e seus parceiros desenvolveram há duas décadas, no entanto, com uma sequência moderna, revitalizada e coerente. Mas, além das guitarras distorcidas e da delineada instrumentação bastante próxima do que os Deerhunter propuseram com Halycon Digest, em 2010, neste novo trabalho dos Lotus Plaza outro destaque são as letras, bastante honestas, intimistas e capazes de abordar temas convencionais como a separação (Strangers) e a nostalgia (Remember Our Days), de forma renovada e em diálogo com o público.


A constante busca de Pundt pela construção de um álbum orientado pela experimentação e com o músico a absorver abertamente os tiques da dream pop, resultou numa psicadelia sóbria e remodelada, algo evidente em Dusty Rhodes e principalmente em Out Of Touch, momento que também se aproxima da herança deixada não só pelo já citado Kevin Shields, como pelos próprios irmãos Reid (The Jesus and Mary Chain).


Oposto de tantos grupos ou artistas que insistem em rodear-se pelas mesmas referências e ensinamentos, este Spooky Action At A Distance, mostra que Pundt sabe muito bem como controlar e explorar cada mínimo ruído emanado de uma guitarra e mais do que elaborar pequenas canções sobre o abandono ou mesmo exaltar as distorções criadas pelo instrumento que assume, o músico consegue dar acabamento e consistência ao álbum, ao revelar um trabalho que impregnado por um espírito jovem dialoga de forma surpreendente com os ensinamentos de outros veteranos. Se existe mais algum génio por trás dos Deerhunter, então Bradford Cox não pode mais assumir esse título solitariamente. Espero que aprecies a sugestão...




01.Untitled
02.Strangers
03.Out Of Touch
04.Dusty Rhodes
05.White Galactic One
06.Monoliths
07.Jet Out Of The Tundra
08.Eveningness
09.Remember Our Days
10.Black Buzz


Myspace


Comentários