Royal Baths – Better Luck Next Life

Os Royal Baths são uma banda natural de São Francisco, formada por Jeremy Cox e Jigmae Baer. Estrearam-se nos discos com  Litanies, através da Woodsist e agora, nos passado dia sete de fevereiro, depois de se terem mudado pra a big apple, editaram o sucessor, Better Luck Next Life, através da Kanin Records.



De acordo com a editora, Jeremy e Jigmae formaram os Royal Baths para darem expressão ao fascínio que sempre sentiram pelo blues e os ritmos africanos. No entanto, parece-me mais que querem enveredar por uma sonoridade bastante mais urbana, sombria mas fascinante e psicadélica, iniciada há algumas décadas pelos Velvet Underground, com o seu experimentalismo vanguardista e à qual juntaram o garage rock, a indie e só depois o tal blues.


Não ouvi Litanies, mas a crítica refere que neste Better Luck Next Time a banda está com uma sonoridade também mais gótica e menos garageira e lo fi, tendo dado um passo em frente. Do vanguardismo dos The Bad Seeds, nos anos oitenta, à contemporaneidade de uns The Oh Sees carregados de distorção, cada canção do álbum é um punhado de acordes intencionalmente deformados, mas intencionais, rematados por uma voz que oscila entre o desencanto e o devaneio.


Seja em São Francisco ou em Nova Iorque, para mim as coisas são bastante mais simples e cada uma das nove canções de Better Luck Next Life remete-me para a densidade de uma garagem mal iluminada e enovoada, como se o psicadelismo tivesse nascido para alimentar demónios e não para os transformar em apenas mais um episódio de entretenimento, ou seja, os genes estão lá, trata-se apenas de mais uma forma de evolução natural, ao estilo Andy Warhol. Espero que aprecies a sugestão...



01. Darling Divine
02. Burned
03. Faster, Harder
04. Be Afraid Of Me
05. Nightmare Voodoo
06. Contempt
07. Black Sheep
08. Map Of Heaven
09. Someone New



Comentários

  1. Tem passagens boas. Estou a descarregar para ouvir o resto. Obrigado.

    Abraço

    ps. alguns dos links ultimamente não duram 1 dia...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comment, please...