Os anos 80 foram uma década marcante no mundo da música, assim como no mundo cinematográfico. Todos os adultos de hoje em dia cresceram naquele ambiente de euforia e recordam-no com saudades. Os Summer Camp não querem só resgatar esses sentimentos dos anos oitenta mas também converter a sonoridade dessa época para algo actual, familiar e inovador ao mesmo tempo. O primeiro EP da banda, Young, mostrava por alto aquilo que se desejava, mas é com este álbum de estreia, Welcome To Condale, que Elizabeth Sankey e Jeremy Warmsley, a dupla que sustenta os Summer Camp, mostram todo o seu potencial de forma sóbria, coesa e acessível. O disco foi lançado no passado dia trinta e um de outubro através da Apricot Recording Company e produzido por Steve Mackey.
Todo o álbum parece então ter saído de uma banda sonora de um filme dos anos oitenta. É divertido e directo, feito de alegria e com sabor a Verão. Apesar de Welcome to Condale ter saído no inverno, é sem dúvida um raio de calor. As canções prendem-se aos nossos ouvidos com a mistura lo fi e os sintetizadores que definiam a magia do pop de há trinta anos atrás e algumas vezes dei por mim a abanar as pernas ao ritmo da música e só me apercebi depois, embaraçado.
Better Off Without You abre o álbum e mostra logo toda a verdadeira beleza da voz de Elizabeth Sankey, que auxiliada pelas harmonias do parceiro agarra o ouvinte sem abusos e exageros. Toda a música é alegre, mas contida e moderada, sem nunca se tornar pirosa, um dos maiores riscos quando se vai buscar inspiração à década de oitenta. Todos os instrumentos, desde a bateria que se destaca em todas as faixas, até aos sintetizadores que se escondem por detrás de ritmos que não saem do ouvido, são curiosamente conjugados de uma forma simples, mas eficaz. Canções como 1988 parecem-se com singles que atingiram o top... em 1988.
O único defeito a apontar a esta obra é a falta de faixas marcantes. Todas estão bastante niveladas com qualidade, mas nenhuma se destaca no álbum. Falta aquela canção que nos faça cair o queixo e não é uma obra que apresenta algo novo cada vez que se ouve.
Seja como for, este primeiro disco dos Summer Camp cumpre o seu objectivo. É divertido, é dançante, resgata todo o espírito dos oitentas mas com corpo de século XXI. É uma obra genuinamente boa, um hit de 1985 que fugiu numa máquina do tempo para 2011! Espero que aprecies a sugestão...
1. Better Off Without You
2. Brian Krakow
3. I Want You
4. Losing My Mind
5. Summer Camp
6. Nobody Knows You
7. Down
8. Welcome to Condale
9. Done Forever
10. Last American Virgin
11. Ghost Train
12. 1988
Já o tinha sacado e gostei. Partilho da opinião qt ao "single" mas n acredito ser essencial. N te tenho mandado nada pq tenho tido imenso trabalho. Dp falamos.
ResponderEliminarGd Abraço.
ps. já tinhas ouvido aquela faixa de western q t mandei? Topaste o som Gnarls Barkley?