Black Whales - Shangri-La Indeed

Os Black Whales são Alan, Alex, Dave, Davey e Ryan, todos naturais de Seattle. Depois de em 2009 terem lançado o EP Origins e em novembro de 2010 o single Rattle Your Bones, no passado dia 28 de junho estrearam-se nos discos com  Shangri​-​La Indeed, produzido por John Goodmanson. 



A sonoridade de Shangri-La Indeed insere-se na pop psicadélica, com claras referência à década de sessenta e a canção de abertura homónima acaba por ser mesmo o grande destaque deste trabalho. Mas também apreciei imenso o solo de guitarra alegre de Young Blood e o travo country da canção. Aliás, nota-se que ouve um cuidado enorme na produção do disco, procurando que as canções soassem límpidas e luminosas. A voz e os instrumentos estão no local certo e no geral, existe aquela sensação de intemporalidade típica do power pop americano clássico que nunca sai de moda.


Um obstáculo que as bandas enfrentam hoje em dia é operarem num mercado cada vez mais competitivo, já que a internet permite uma rápida e eficaz divulgação, potenciando o aparecimento de novos projetos. Ironicamente tem-se assistido a um fenómeno que entra um pouco em contra ciclo com esta prova de modernidade, já que são as bandas com uma sonoridade mais saudosista aquelas que têm conseguido vingar e encontrar o seu espaço. Estes Black Whales são bem capazes de ter conseguido acertar na mouche com Shangri-La Indeed, um álbum que traz à mente verões passados, algures entre o liberalismo que começou a avançar a partir de final dos anos 1960 na Califórnia, as cordas assumidamente indie dos Screaming Trees e os melhores ingredientes que fizeram dos Beatles os reis da pop. Espero que aprecies a sugestão...



01. Shangri-La Indeed
02. Walking In The Dark
03. Lately
04. Where I Come From
05. Young Blood
06. Elephant #2
07. Books On Tape
08. Rattle Your Bones
09. The Wild One
10. Serpent In The Water




Comentários