The Decemberists - Long Live The King EP

Após o belo desempenho em The King Is Dead, lançado em janeiro deste ano e do qual dei conta Aqui, os The Decemberists não demoraram muito a presentear o público com um novo registo de estúdio, o EP Long Live the King (2011, Capitol). Portanto, se o rei morreu... Agora, de repente, por obra e graça dos The Decemberists, ressuscitou!


 


Este EP tem, diga-se em abono da verdade, a grande virtude de em apenas seis canções conseguir concentrar toda  destreza musical deste grupo norte americano, promovendo mais uma sequência de composições melódicas do género das que substanciam o último álbum do quinteto de Portland. Por isso é um EP situado no mesmo campo instrumental de The King Is Dead, com canções grandiosas e crescentes, havendo como fator distintivo, as composições parecerem menos melancólicas. Tal resultou talvez numa sonoridade mais suave e dinâmica, capaz de agradar todos os grupos de ouvintes.


Assim como The King Is Dead apresentou uma sequência de bem produzidas composições, com destaque para Down By the Water e This Is Why We Fight que acabaram por se transformar em novos clássicos da carreira do grupo, com Long Live the King isso não é diferente. Da exposição folk da simplista E. Watson, passando pela grandiosidade melódica e quase country de Foregone, tudo no interior do EP se movimenta de forma bem elaborada, com consistência instrumental e a traduzir na perfeição a boa fase que toma conta da carreira dos The Decemberists. Há também que salientar a cover de Row Jimmy dos Greateful Dead. O meu grande destaque do EP acaba por ser Burying Davy, uma canção que evoca uma sonoridade muito próxima dos anteriores trabalhos do grupo e com uma instrumentação primorosa e sempre capaz de surpreender.

Depois de o rei ter morrido no início do ano, parece que afinal há que o saudar e desejar-lhe uma vida longa. Espero que aprecies a sugestão...

 




01 E. Watson
02 Forgone
03 Burying Davy
04 I 4 U & U 4 ME
05 Row Jimmy (Grateful Dead Cover)
06 Sonnet

Comentários