Emerald Park - For Tomorrow

Depois de ter divulgado o EP Slow 2004-2005, regresso aos suecos Emerald Park para dar a conhecer o disco For Tomorrow, lançado no inicio de 2008, reeditado em 2010 através da www.af-music.de e produzido por Ola Frick  e Daniel Jönsson nos estúdios Sweet Morning, de Malmö, excepto Pasadena, música gravada na Dinamarca, nos Danish Daycare Studios.



Começo por referir que os Emerald Park, naturais de Malmö, são formados por Mats Andreasson (bateria), Tobias Borelius (vozes, guitarra), Mikael Eskilsson (teclas, guitarra, vozes), Martina Johansson (teclas e vozes), Daniel Jönsson (baixo, guitarra e teclas) e Frans af Schmidt (baixo e gitarras); For Tomorrow marca o relançamento da banda com esta formação. Ouvi o álbum atentamente nos últimos dias e foi, sem dúvida, uma agradável descoberta!

A qualidade dos temas e serem quase todos potenciais singles é um dos pontos de destaque do disco e assim que escutei a Intro e a Commonfield percebi de imediato que estava perante um disco especial e viciante. Algo que me saltou logo ao ouvido foi a dualidade entre a voz de Martina e as vozes masculinas que se podem escutar nas faixas. Este contraste oferece tanto um bom equilíbrio nalguns casos, como uma extrema beleza emocional noutros. Um bom exemplo disto é o tema Värnhem, um dos meus favoritos do disco e de uma beleza bucólica arrepiante, onde até os assobios nos fazem derreter com toda a atmosfera criada na música. Destaco também a parte instrumental de grande parte das faixas, que é capaz por si só de transmitir as mais diversas emoções, seja melancolia e alegria, ou a urgência de soltarmos algo cá para fora. Algumas músicas tornam-se longas devido ao prolongamento de momentos instrumentais mas, na minha opinião, em todas essas situações justifica-se a opção, que nos permite ir lentamente saboreando com indiscritível satisfação o final dos temas.
Dizer que os Emerald Park praticam uma sonoridade pop rock de contornos alternativos e indie pode ser verdade, mas acho redutor catalogá-los apenas desta forma. E este é, quanto a mim, mais um caso de uma banda que só não irá mais longe na carreira por não ser suportada por uma máquina promocional bem oleada. É que a qualidade e a criatividade musical estão lá... E bem doseadas.

Foi com um enorme sorriso que escutei este álbum dos Emerald Park, um disco jovial, contagiante e uma pérola a escutar atentamente nestes dias que antecedem um fantástico verão.

 



 

Cover: Jonatan Grönkvist

1. Intro01:09

2. The Commonfield 05:01
3. Ume 03:57
4. A Higher Loss 04:41
5. Värnhem 03:57
6. Istanbul 04:30
7. At the Mall 02:50
8. Open 04:04
9. Pasadena 04:22
10. Lights of Sunday 04:44
11. Ambivalence 01:56
12. For Tomorrow 06:24
13. Obscured By Lies 04:12
14. Satellite 05:24

 


Download


 


www.emeraldmusic.net www.myspace.com/emeraldpark 


emeraldpark.bandcamp.com last.fm/music/Emerald+Park discogs/artist/Emerald+Park

Comentários

Enviar um comentário

Comment, please...