Já o referi em Agosto de 2009 e mantenho a mesmoa opinião, quinze meses depois... Além de ser um extraordinário fotógrafo, David Fonseca é o mais bem sucedido cantor e compositor português da actualidade e nos últimos dias voltou a prová-lo!
O programa Top + tem perdido algum encanto nos últimos anos, muito por culpa do decréscimo qualitativo da nossa tabela de vendas. Mas, já reparei que tem havido a preocupação constante em divulgar o que de melhor se vai fazendo na música portuguesa. No último sábado, além da excelente actuação ao vivo dos Orelha Negra, David Fonseca foi alvo de uma reportagem devido ao seu novo single U Know Who Am I, retirado de Between Waves. Já tinha ouvido a música na semana anterior e como estou sempre curioso com as músicas novas do David, escutei-a atentamente e ela mexeu logo comigo! O trabalho televisivo centrou-se na elaboração do vídeo. Ao assistir à reportagem senti-me genuinamente emocionado e confesso ter logo achado uma iniciativa que deve ter dado um gozo imenso a todos os participantes.
Ontem recebi a newsletter do David Fonseca que explica como o vídeo foi feito, o conceito e como ele decidiu contar a história da canção. Se sábado já tinha ficado com essa opinião, ontem reforcei-a! A simplicidade do vídeo é que lhe dá todo o sentido. Os participantes dedicam a canção a alguém que foi, é, ou poderá vir a ser importante nas suas vidas e fazem-no de forma espontânea. Depois cantam excertos, mostrando imagens da pessoa dedicada.
Para se viver uma vida em plenitude e preenchida há sempre um alguém Maior por trás da nossa história. É quem melhor nos conhece e a quem muito devemos, por ser também quem está sempre pronto para tudo. Acaba por ser, no fundo, parte indissociável de nós mesmos, porque nos dá força e nos relembra continuamente quem somos. Em troca, sem hesitação, sentimos prazer em retribuir, de forma livre e desinteressada, com o nosso amor mais puro e sincero! E é neste conceito de amor, tão bem descrito no vídeo, que me reconheço.
I love you because you know who I am... No fundo é assim que se retribui! E amar alguém terá de ser sempre, na essência do sentimento, tão simples quanto isto! Como diz o David na newletter que transcrevo abaixo, a proximidade de todas estas histórias, a forma como algumas delas se cruzavam com as nossas histórias pessoais e com a canção, é algo absolutamente belo e esmagador.
Não é fácil fazer videoclips, especialmente quando se quer que cada um deles tenha uma história que leve a canção para outro sítio e que possa trazer algo de novo a todo o processo. Demoro muito tempo até decidir o que fazer e é frequente deixar a minha equipa nervosa com tanta espera e indecisão...mas tenho sempre a esperança que um dia apareça a ideia certa para a canção certa. Assim aconteceu com a aventura "U Know Who I Am": houve dezenas de ideias na mesa, mas nenhuma me convenceu verdadeiramente, talvez por achar que nenhuma estaria a contar bem a história desta canção.
Foi nessa altura que percebi que talvez eu não fosse a pessoa certa para falar sobre esta canção. Uma ideia levou à outra e acabei por fazer um apelo público à participação neste videoclip. A resposta foi massiva e a escolha das pessoas foi incrivelmente difícil. Lembro-me de, a certa altura, ter 77 pessoas seleccionadas das centenas de participações e ter dificuldade em cortar mais pessoas...Acabei por escolher 24 pessoas que achei que, de alguma maneira, conseguiriam contar a história por todos os participantes.
O dia de rodagem acabou por ser um dos mais intensos dias que passei num set de filmagem. A proximidade de todas estas histórias, a forma como algumas delas se cruzavam com as minhas histórias pessoais e com a canção, foi absolutamente belo e esmagador. Mais tarde, na mesa de montagem, revi todos aqueles momentos dezenas de vezes e apercebi-me que qualquer coisa de extraordinário tinha acontecido naquele dia. Era agora a minha tarefa de juntar os pedaços do puzzle e perceber, finalmente, a história desta canção. Não é contada por mim, mas é como se fosse. A canção é agora de todos intervenientes no ecrã, as palavras deles são também as minhas. Há momentos magníficos nesta profissão e a oportunidade de fazer um vídeo como este foi um deles.
Obrigado a todos os que participaram neste processo, obrigado a todos os que, de alguma forma, se identificaram com esta história, com esta canção, com estas imagens.
E aqui fica o resultado final:
Yeah, I've walked through dangers
I've talked to strangers
But they didn't, they didn't understand
When the world seems senseless
It's me and you against them
And I love you 'cause you know who I am
All you dreamers keep dreaming
And let those dreams rise into the light
Go find someone who loves you
To live those dreams through
Don't you go get swallowed by the night
I've walked the stages
I've read the pages
And never, never reached the end
All the world seems senseless
You're here with me against them
And I love you 'cause you know who I am
Deep inside every soul
There's a sadness on the verge of climbing through
Now don't you try and fix it
Why would you do that?
How beautiful when sadness turns to songs
And I'll walk through dangers
I'll dance with strangers
But they will never understand
We'll never be defenseless
We'll win this war against them
Don't you doubt this, yeah I'm sure we can
And who cares if they never understand
And I love you 'cause you know who I am
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...