Flying Lotus - Cosmogramma

 


No passado dia 3 de Maio saiu Cosmogramma, o segundo álbum do produtor californiano Steven Ellison, que assina Flying Lotus. Este disco, lançado pela Warp Records, é a minha mais recente descoberta musical e considerado por alguma crítica como um dos possíveis melhores álbuns de 2010. Flying Lotus chamou-me a atenção quando descobri que Thom Yorke participa numa das faixas de Cosmogramma e por ter tocado na primeira parte de alguns concertos da última digressão a solo do vocalista dos Radiohead.


Hoje consegui ouvir algumas faixas de Cosmogramma e, sendo ainda difícil e prematuro definir o conteúdo do álbum, achei-o fascinante, desconcertante, introspectivo e futurista, de difícil comparação com algo que já conheça. As faixas do disco sobrepôem-se caoticamente mas, quanto a mim, a fórmula até resulta. É um caos que parece obedecer a algo cósmico e astral, conforme indica o nome do próprio álbum.


Apesar da diversidade sonora, as grandes referências de Flying Lotus são, sem dúvida alguma, o jazz (Steven Ellison é sobrinho de Alicia Coltrane) e o hip-hop. Do que ouvi, fixei …And The World laughs With You com Thom YorkeGalaxy In Janaki e Table Tennis, com Laura Darlington, outra convidada ilustre do disco.


Cosmogramma irá merecer da minha parte uma nova audição, mais cuidada, até porque acho que este disco transporta Flying Lotus para o campo dos projectos aos quais devemos estar bem atentos. Parece-me que Steven Ellison quer conquistar o mundo com a sua música, fazer algo inovador e único, de difícil catalogação como referi e anda à procura da melhor fórmula para o fazer.


Fica o alinhamento de Cosmogramma...


 



  1. Clock Catcher

  2. Pickled!

  3. Nose Art

  4. Intro//A Cosmic Drama

  5. Zodiac Shit

  6. Computer Face//Pure Being 

  7. ..And The World Laughs With You ft. Thom Yorke

  8. Arkestry

  9. Mmmhmm ft.Thundercat

  10. Do The Astral Plane

  11. Satelllliiiiiteee

  12. German Haircut

  13. Recoiled

  14. Dance Of The Pseudo Nymph

  15. Drips//Auntie’s Harp

  16. Table Tennis ft. Laura Darlington

  17. Galaxy In Janaki













Para terminar, acrescento que o primeiro disco deste projecto intitula-se Los Angeles e foi editado em 2008; Espero que gostem desta descoberta.

Comentários