
Depois de We Are The Night, editado em 2007, há já algum tempo que não haviam notícias dos Chemical Brothers. Finalmente, e depois de três anos de silêncio, a dupla de Manchester prepara-se para lançar Further, o novo disco, a 7 de Junho, sendo Swoon o primeiro single divulgado. Também já anunciaram uma nova digressão, a iniciar no final deste mês.
Swoon é uma grande música, que descobri com enorme prazer, até porque ultimamente tenho ouvido muito pouca electrónica e não tem havido nenhum projecto especial a suscitar a minha particular atenção! A canção, felizmente, mantém a sonoridade habitual da dupla Tom Rowlands e Ed Simons, que se caracteriza essencialmente pela batida forte, sempre associada a uma bem trabalhada componente imagética, reforçada pelos telediscos e os excelentes espectáculos audiovisuais que são os concertos desta dupla.
Adam Smith e Marcus Lyall, habituais colaboradores dos Chemical Brothers, assinam o vídeo de Swoon (que significa desmaiar ou desfalecer) e onde podemos observar figuras humanas em queda, perdidas, sufocadas, a efectuar acções rotineiras... na minha opinião, um retrato muito aproximado da humanidade hoje. Excelente regresso...
------------------------------VS------------------------------------
Entretanto, Kele Okereke, vocalista dos Bloc Party, resolveu enveredar por uma carreira a solo e acaba de divulgar o primeiro single do seu disco, The Boxer, que chega às lojas a 21 de Junho. A música chama-se Tenderoni e os CB são, sem dúvida, uma grande influência deste músico, que optou por sonoridades mais electrónicas do que as habituais nos Bloc Party.
Cada um é livre de tirar as suas conclusões e formular juízos de valor e opiniões. Pessoalmente, acho que ele estava bem melhor nos Bloc Party; Tenderoni não me entrou no ouvido, nem me suscitou aquele particular sentimento de euforia que normalmente experimento quando algo me agrada musicalmente e me chama a atenção! Achei também uma arriscada tentativa de colagem a outros músicos (lembro-me, assim muito de repente de Tricky) e bandas, quer em termos de sonoridade, quer na postura, com crédito firmados na vertente electrónica e, por isso, difíceis de igualar.
Neste frente-a-frente particular entre CB e Kele (Swoon vs Tenderoni), os primeiros ficam nitidamente a ganhar! Também estamos a falar de uma equipa que joga sempre para o título, contra um adversário que só agora tenta ascender à divisão principal da electrónica. Seja como for, pode ser que Kele ainda me surpreenda! Era sinal que passaria a ouvir mais música electrónica do que a que tenho ouvido... Como gosto muito de Bloc Party é certo que The Boxer não me passará ao lado!
Fica Tenderoni...
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...