Já fiz a retrospectiva de 2009, musicalmente falando e foi um ano muito rico, uma belíssima colheita. Mas um novo ano já está em marcha e promete ser ainda melhor, tendo em conta o que tenho lido.
Não vou entrar em grandes detalhes, até porque muitas das bandas e discos que referir neste texto, voltarão, espero eu, a ser motivo de análise ao longo do ano, em Man On The Moon. E também só vou destacar as bandas que realmente me interessam e que merecem a minha atenção.
Assim e depois da estreia de Julian Casablancas a solo, parece que os The Strokes irão regressar aos discos, estando já a preparar o sucessor de First Impressions On Earth (2005); Para já estão confirmados como cabeças-de-cartaz da edição deste ano do consagrado Festival da Ilha de Wright.
Como já referi anteriormente, os Radiohead estão de volta ao estúdio e o sucessor de In Rainbows poderá ver a luz do dia em 2010. Esta notícia é excelente depois dos rumores de que a banda deixaria de editar discos no formato habitual e que estaria mesmo em risco o futuro da banda.
Os Pavement também prometem disco novo para este ano, após terem confirmado o regresso aos palcos, de onde estavam arredados há algum tempo.
Sete meses depois de Hombre Loco, End Times, dos Eels, já foi lançado e prometo, muito em breve, falar com mais detalhe do disco, assim que o ouvir.
Contra, dos Vampire Weekend já se pode ouvir por aí e dois singles são conhecidos: Horchata e o fantástico Cousins. Parece que o estigma do segundo álbum não passará por esta banda e que Contra é mesmo um grande disco.
Charlotte Gainsbourg lançará, já no final deste mês, um novo disco. Tal facto chamou-me a atenção porque é um trabalho de parceria com Beck, já que ele é o escritor e produtor de todas as músicas do álbum.
Na mesma altura, o sucessor do aclamado Distortions, dos Magnetic Fields, chegará às lojas e já tem nome, Realism. Parece que a banda vai regressar às canções rápidas e simples... E ainda bem!
No final deste mês também está prometido o lançamento do terceiro disco dos Beach House, uma das minhas mais recentes descobertas.
Em Fevereiro o ex-Génesis Peter Gabriel vai lançar Scratch My Back. Tal facto interessa-me porque é um disco só de versões e de nomes tão importantes para mim como David Bowie, Arcade Fire ou Lou Reed.
Outro dos regressos que mais aguardo em 2010 é o de James Murphy e os seus LCD Soundsystem; Será em Março. Pela mesma altura os Gorillaz de Damon Albarn estarão de volta, também com o seu terceiro disco, Plastic Beach, que fará certamente parte da minha colecção.
Jonsí, vocalista dos Sigur Rós vai lançar o seu primeiro disco a solo, Go, lá para Abril, com arranjos de Nico Muhly.
MGMT, Interpol, Panda Bear, Goldfrapp e Liars também deverão ter novo disco em 2010.
E para terminar, parece que os Coldplay e os R.E.M. estão enfiados nos seus estúdios, como já fiz referência aqui.
Para já são estas as novidades que tenho conhecimento! Nada mau... A confirmar-se todos estes rumores vai ser um 2010 em grande!
Este post está em destaque na Homepage do SAPO, tab "Música".
ResponderEliminarE a música portuguesa não tem destaque?
ResponderEliminarComo refere o post, "(...) só vou destacar as bandas que realmente me interessam e que merecem a minha atenção."
ResponderEliminar