Milagre (&) de Natal...

Poster de «O Milagre em Sant'Anna»


Depois de The Inglorious Basterds de Quentin Tarantino, surge no final deste ano mais um filme que aborda uma das minhas temáticas histórias predilectas, a II Guerra Mundial e que se desenrola num dos cenários europeus que mais me atrai e que faz parte das minhas prioridades futuras de viagens, a Itália mediterrânica.


Realizado por Spike Lee, o Milagre em Sant'Anna é um épico que decorre no conflito acima referido, já depois da Itália ter abandonado o Eixo e este belo país ter-se tornado num dos campos de batalha mais mortíferos do conflito, por ser uma porta privilegiada de acesso à Alemanha de Hitler.


O filme, com um enredo bem mais sério, dramático e realista que a obra de Tarantino, narra a história de quatro soldados afro-americanos pertencentes à Companhia Buffalo Soldiers *, estacionada na zona da Toscânia. Eles experimentam a tragédia e o triunfo da guerra durante o avanço dos Aliados em direcção a Roma, no ano de 1944, depois do desembarque em Anzio e durante a batalha pela ocupação do Mosteiro nos Montes Casino. Numa missão estes soldados ficam encurralados atrás das linhas inimigas e separados da restante unidade, porque um deles arriscou a própria vida para salvar um menino italiano de um massacre.


Assim, a história é inspirada no massacre de Sant’Anna di Stazzema, ocorrido em Agosto desse ano, um dos episódios mais macabros do conflito,  planeado e executado pelas Waffen SS, a policia politica nazi, em retaliação pelas actividades da resistência italiana, bastante activa após a deposição de Mussolini. Pelo que já percebi, uma cabeça esculpida da Ponte Santa Trinita, da cidade de Florença, acaba por ser também preponderante para o enredo do filme.


Spike Lee, ícone do cinema afro-americano,  sempre abordou a temática racial nos seus filmes, tal como comprovam Do The Right Thing (1989), Jungle Fever (1990) e o mais conhecido Malcom X (1992). Também foi sempre um crítico dos filmes de guerra de Hollywood por raramente mostrarem soldados afro-americanos. Ainda recentemente esteve envolvido numa forte polémica com Clint Eastwood porque em As Bandeiras dos Nossos Pais As Cartas de Iwo Jima, Eastwood não usou um único personagem afro-americano.


Há quem veja em  O Milagre em Sant'Anna um forte concorrente aos Óscares.


Fica o trailer...



* (Os Buffalo Soldiers são uma Companhia do 25º Exército Americano. Esta Companhia encontra as suas raízes na guerra civil americana, no Exército da União; desde aí é constituída exclusivamente por recrutas afro-americanos).


 


 


 


Robert Zemeckis e a Disney recriaram o conhecido clássico de Charles Dickens, Um Conto de Natal, numa versão animada em 3D. Desta vez é Jim Carrey quem encarna a voz do avarento Ebenezer Scrooge que, como todos sabemos, entra na noite de natal em solidão e com o seu habitual mau humor, gritando com maus modos ao seu fiel empregado (Gary Oldman) e ao seu alegre e carinhoso sobrinho (Colin Firth). Mas quando os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro o levam numa viagem reveladora de muitas verdades, Scrooge vai ter de abrir o seu coração e emendar alguns erros antes que seja tarde demais…


 Fica o trailer...


Comentários