Eleição de Directores Escolares.

Transcrevo abaixo uma notícia publicada no Público, dia 4 de Junho, que me foi revelada ontem. Qualquer semelhança entre o conteúdo da mesma e o que se passou no meu Agrupamento de Escolas é pura coincidência! Não gosto de falar aqui do meu trabalho; no entanto, desta vez tinha de abrir uma excepção.

E pelos vistos, acontecimentos semelhantes, têm acontecido um pouco por todo o país.

 

Partido vai fazer queixa

PS acusa Câmara de Vila Nova de Famalicão de se intrometer na eleição de directores 

04.06.2009 - 11h20 Sara Dias Oliveira

O PS de Vila Nova de Famalicão acusa a câmara local de "intrometer-se abusivamente na eleição dos directores das escolas" e vai denunciar as situações de que tem conhecimento à Direcção Regional de Educação do Norte e à Inspecção-Geral de Educação.



A estrutura política garante, em comunicado, que a autarquia "prometeu o 'lugar' de director a este ou àquele professor", "pressionou os representantes dos pais e encarregados de educação a votarem neste ou naquele candidato, a troco de subsídios e lugares futuros". "Refere-se um caso em que o mesmo lugar de director foi 'prometido' a duas pessoas distintas", acrescenta. O PS adianta ainda que os representantes camarários saíram dos actos eleitorais "zangados e abespinhados quando as votações não correrem de feição".



O vereador da Educação da Câmara de Famalicão, Leonel Rocha, do PSD, "repudia" as acusações e revela que vai pedir às associações de pais e outras da comunidade local que coloquem por escrito se foram ou não pressionadas, para então decidir se levará o assunto a tribunal por difamação. "A câmara está indignada e revoltada com o tipo de insinuações, feitas numa altura de campanha eleitoral, e que nada concretizam". "Como é que num escrutínio secreto se pode pressionar seja que for?", questiona. O responsável deixa claro que a câmara, com direito a três dos 21 votos para a eleição dos directores escolares, "não abdica de pensar pela sua cabeça e de escolher os melhores candidatos para as escolas".


Comentários

  1. A minha alma está parva...
    1º Nem tenho ainda resultados das eleições do nosso agrupamento, já há?
    2º Foi parecido com o que aqui aconteceu? Se assim foi é grave.

    Private message please!

    ResponderEliminar
  2. Pois é! Parece que numa terra, que conheces bem, entre Arouca e Cinfães o processo foi, mais ou menos, copiado à letra do processo famalicense...
    É que dá elegermos uma cambada de crápulas para gerir a tabanca...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu o mesmo em CPV? Não fico nada surpreendido... :(

    ResponderEliminar
  4. Não sabias? Vê só quem era o representante da Autarquia e quem eram os candidatos a patrão do agrupamento.
    Ao sábado à noite não é só match e gim... Falo com pessoas que estão por dentro dos assuntos. Foi o que me contaram, fontes muito, mas mesmo muito, bem informadas

    ResponderEliminar
  5. Pois, no caso de CPV, não faço ideia quem eram os candidatos a Director e o representante da autarquia com direito a voto; mas, no caso deste, se eu pensar um pouco, facilmente chego lá. E também não estou a ver ainda quem é o Neca Vesgo; pelo menos Gin e Match limitaram bastante as minhas suspeitas :)... Ando um pouco afastado dos meandros obscuros de CPV mas, num futuro próximo, espero estar de novo no terreno.

    ResponderEliminar
  6. Em Paiva tudo foi às claras!
    Facto: os vereadores socialistas votaram ao lado de Paulo Teixeira, Rui César Castro e restantes... houve unanimidade! O que se estranha (ou talvez alguém da DREL tenha dado o empurrão do costume) foi a postura da DREN durante o mandato anterior... em várias matérias!!!
    Em Paiva, pelo menos desta vez, a coisa foi feita com... cabeça em parque de estacionamento Entre Douro e Vouga!!!

    Apoio o Gordon's em detrimento do Match!

    ResponderEliminar
  7. É Por isso que eu amo Paiva! Fala-se muito por linguagem codificada, o que obriga positivamente o pessoal a pensar ("terra entre Arouca e Cinfães", "à noite não é só match e gin" e agora a melhor, "desta vez, a coisa foi feita com... cabeça em parque de estacionamento Entre Douro e Vouga!!!" Muito bom... Que raio de parque de estacionamento é esse?
    É estimulante tentar perceber como as coisas funcionam nos meandros do poder em CPV! Acabo por me sentir cada vez mais atraído por estes assuntos...
    Neca Vesgo e E.T., as vossas opiniões são um pouco díspares e apresentam factos opostos; Estou curioso para saber como se vão rebater! Podem usar este meu espaço como o vosso campo de batalha... Eu vou ficar deliciado a assistir / moderar! Venham daí as vossas respostas!
    E já agora, quem se quiser juntar à festa, faça favor! E usem pseudónimos originais, faz favor!

    ResponderEliminar
  8. Entretanto, just for the record, o processo vai ser todo repetido por aqui. Ficaram comprovadas evidentes regularidades no escurtínio anterior. Nada mais epserado tendo em conta como tudo se passou anteriormente...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comment, please...