Sexta-feira, dia 18 de Julho de 2008, 22 horas....
Logo no início eles disseram ao que vinham... "walk away now, cause we're gonna start a war!"
E assim foi... quem esteve nos jardins setecentistas do Centro Cultural Vila flor assistiu a um grande concerto da melhor banda indie-rock da actualidade, assente numa empatia extraordinária entre as cerca de 2000 pessoas que assistiam e os 5 elementos da banda, acompanhados por uma secção de sopro e um violinista e multi-instrumentista do outro mundo!
A noite estava quente e era de lua cheia e o lugar, magnífico, parecia ter sido escolhido a dedo para aquele concerto! Sabemos que os The National são uma banda em grande crescimento em termos de visibilidade, já com alguma rodagem em termos de grandes concertos (nomeadamente como banda de suporte dos REM), ou festivais de grande envergadura e notoriedade (tocaram no dia seguinte no FIB em Benicassim); no entanto, ainda se nota que é nestes pequenos palcos, em concertos em nome próprio, em ambientes quase intimistas que eles se sentem felizes a tocar e demonstram todas as suas capacidades!
foi curioso notar, tal como já tinha acontecido na Aula Magna, a diversidade de faixas etárias, na audiência. os The National agradam a várias idades e esse é um dos seus grandes trunfos!
durante o concerto a banda tocou praticamente todo o disco "The Boxer" e passou em revista alguns dos melhores momentos de "Alligator", assim como do seu mais recente EP.
Matt estava em dia sim e, apesar do evidente desconforto que sentia devido ao calor, notou-se muita entrega e paixão no seu desempenho, cantando com sentimento, querer e vontade, uma enorme impetuosidade nos momentos de fúria e uma doçura tremenda noutras músicas mais intimistas, com realce para a fantástica "green gloves".
no entanto, pessoalmente, o grande momento da noite para mim foi sem dúvida "Squalor Victoria", uma daquelas músicas que já faz parte da minha vida! destaco também a grande abertura com "Start a War", o ambiente que criaram com "Ada" e, já na fase final, a tão ansiada "Fake Empire"!
foi pena aquela garrafa de vinho ter terminado tão cedo....
"Obrigado Very Much" The National.....
e a ti também, Juanita, por teres ido comigo....
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...