Falar dos The Mountain Goats é quase como fazer referência a uma hipotética carreira a solo de John Darnielle já que é ele a principal mente criativa e grande indutor sonoro e lírico deste grupo. Também escritor, ficou famoso nessa vertente com o livro Wolf In The Van, que lançou em dois mil e catorze e que tinha um enredo que girava em redor de um recluso de rosto desfigurado e criador de jogos informáticos, que acabou também por inspirar, de certo modo, o disco Beat The Champ, que chamou a atenção da nossa redação em dois mil e quinze.

Pic by Jillian Clark
Agora, cerca de uma década depois, os The Mountain Goats estão de regresso ao nosso radar à boleia de um par de canções intituladas Cold At Night e Rocks In My Pockets. Os temas antecipam um novo disco dos The Mountain Goats intitulado Through This Fire Across From Peter Balkan. Trata-se de um álbum conceptual, produzido por Matt Douglas, membro do grupo e que terá a chancela da própria etiqueta da banda, a Cadmean Dawn Label.
Through This Fire Across From Peter Balkan debruça-se sobre a o dia-a-dia de um grupo de sobreviventes de um naufrágio numa ilha deserta. Mas também é dedicado a Peter Hughes, baixista do projeto durante muito tempo e que abandonou o mesmo em dois mil e vinte e quatro. É um registo que conta com várias participações especiais de relevo, nomeadamente Lin-Manuel Miranda, que canta em alguns temas e Tommy Stintson, dos The Replacements, que toca baixo em diversas composições. Aliás, estes dois músicos têm presença ativa em Cold At Night, uma canção vigorosa, assente num indie rock inebriante, com pitadas de folk. Já Rocks in My Pockets assenta num perfil mais acústico, impressionando pela riqueza detalhística das cordas.
No limite, estas duas novidades dos The Mountain Goats parecem carregar uma sabedoria que não compreendemos muito bem, mas que acreditamos que faz sentido, até porque escorre da suave boca de John Darnielle, um excelente contador de enredos, que se abriga à sombra de uma performance criativa, sonora e lírica, cheia de fórmulas e histórias maravilhosas, sem se preocupar com o julgamento do ouvinte sobre as suas opiniões acerca da singularidade dos temas que o inspiram. Espero que aprecies a sugestão...
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...