Pernas de Alicate - Mosca vs Barba



Carlos BB e Sara Feio são os Pernas de Alicate, um novo projeto musical alternativo português, já com dois singles em carteira, Mosca e Barba. Nascidos nos Black Sheep Studios, em Sintra, um estúdio que já revelou nomes tão importantes como os Paus, Linda Martini, You Can’t Win Charlie Brown, Anarchicks, Brass Wires Orchestra e propriedade do Carlos, também membro dos Riding Pânico e dos Men Eater, os Pernas de Alicate pretendem ser um caso sério no nosso panorama musical.


Pernas de Alicate é mais do que música; Envolve som e imagem, onde Carlos BB marca o ritmo na bateria e Sara Feio ilustra, o qe significa que para cada single que o grupo cria, existe um video associado. A canção nasce a partir de beats criados pelo Carlos e depois há convidados especiais que vão trabalhar em cima desse beat e criar a composição musical. 


Os Pernas de Alicate já criaram dois temas seguindo esta metodologia; O primeiro chama-se Mosca e contou com as participações especiais de Miguel Nicolau dos Memória de Peixe e Alex Klimovitsky dos Youthless. A outra canção chama-se Barba e nela participam Guilherme Gonçalves (Coclea, Gala Drop) e Fábio Jevelim (Riding Pânico, PAUS) nas guitarras, Francisco Ferreira (Capitão Fausto) nas teclas, Pity (Black Mamba, Neruda) no baixo e ainda You Can't win Charlie Brown na voz. Digamos então que este é um projecto em que, de acordo com o press release dos dois temas, a música começa ao contrário: por baixo, pelas pernas, pela bateria.


É deliciosa a descrição que me chegou sobre o tema Barba no press release, pelo que nem me atrevo a formular uma. A mesma diz que Barba é um groove de elevador, no melhor dos sentidos, leva-nos para cima. Um coro de elegantes e sensíveis homens barbados plana sobre um oceano pacífico de guitarras e sintetizadores. O baixo e a bateria garantem a ausência de ironia a todas as camisas havainas que vimos passear por Lisboa este verão. E a "Barba" faz-se ouvir como todas as barbas deviam ser - tingidas de sal e gotejada de daiquiris vários. Tropical matemática faz-nos sentir tão bem.


No que diz respeito à componente visual e ainda de acordo com o mesmo documento, Sara Feio é uma artista apaixonada pela ilustração e também pelas pernas de alicate de Carlos BB. Trabalha sem constrangimentos, abordando várias linguagens entre o desenho e a fotografia. Com família no Teatro e Pintura, não é surpreendente que Sara esteja habituada a rodear-se de artistas e músicos. E com o seu olhar e traço, ajuda a dar forma.


No filme elaborado para Barba, Sara Feio, a Perna mais visual da banda, contou com a ajuda de Dickon Knowles, responsável dos live visuals para bandas como The Weeknd ou Queen Of The Stone Age. Estamos na presença de um vídeo pós-apocalíptico sobre uma menina que procura a barba que uma vez a fez sentir em casa. Verdade seja dita a história não faz sentir bem nem tem um final feliz, porque nenhum final é feliz. A felicidade encontra-se no caminho.


Vai haver uma edição física de algo relacionado com os Pernas de Alicate no final do ano e eu cá estarei para divulgar aquilo que, pelos vistos, não será propriamente um disco. Em breve para tentar saber mais detalhes deste projeto junto da Sara e do Carlos. Até lá, delicia-te com estes dois avanços, de uma banda que surgiu sem que Carlos e Sara o tenham planeado e que se tornou um exemplo de arte. A arte de confiar. Porque é assim que se tem pernas para andar.


Espero que aprecies a sugestão...





Comentários