Após a edição no início do ano de Em Banho Maria, já está disponível na íntegra para download, ao preço que quiseres, no bandcamp de O Martim, um EP com cinco canções com várias participações especiais e produzidas, misturadas e masterizadas pelo próprio no seu estúdio.
Desta vez o Martim não pegou em todos os instrumentos, nem gravou tudo sozinho em casa. O EP conta com António Quintino no baixo e nos arranjos de sopros, com João Pinheiro e David Pires na bateria, Iris Sarai nas teclas, Francisco Sales nas guitarras, António Bruheim no saxofone barítono, Diogo Duque no trompete e Mário Conguito Armândio no trombone. Martim apenas emprestou a sua excelente voz às canções e, tal como já disse, produziu o disco em casa. Com o computador e a placa de som às costas, Martim passeou pela cidade de Lisboa e arredores e foi gravar cada um dos músicos no seu local de trabalho.
As músicas de De 5 em 7 Dias contêm os traços habituais da pop, do punk e do rock ligeiro, aos quais se acrescentam alguns detalhes típicos de universos mais quentes e tropicais. São temas que falam de relações e do desejo, de amores que nem sempre correm bem, de um quotidiano que a todos diz respeito e com o qual é fácil nos identificarmos.
Os dois maiores destaques do EP acabam por ser o homónimo De 5 em 7 dias e Faz o que tens a fazer, os dois singles deste mini-disco de verão de O Martim. O primeiro fala das exigências de uma relação, do perigo da rotina e de como é essencial uma reinvenção permanente para que ela resulte e o segundo é um tema que nos leva a refletir sobre o nosso próprio eu e se estamos dispostos a passar sempre despercebidos neste mundo e a ir sempre na onda ou se queremos assumir em pleno a nossa individualidade e a nossa liberdade pessoal.
De acordo com o press release que me foi enviado, o teledisco de De 5 em 7 dias, filmado na sala de estar e pensado por Martim e Filipe Casimiro e mostra-nos um resumo de cinco fases da deterioriação de uma relação. Cinco fases que são retratadas pelas actrizes Teresa Macedo, Maria Franqueira, Maria Ana Filipe, Inês Worm Tirone e Kaleigh Tirone. Um vídeo que conta também com a participação do mestre Francisco Sales, que não sai de casa sem se fazer acompanhar pela sua melodiosa guitarra.
Quanto ao teledisco de Faz o que tens a fazer, foi filmado com um telemóvel à prova de água pelo Martim e pela Joana Barra Vaz, num dia de praia na Costa da Caparica. Editado em casa do Martim, pelo próprio, conta com a participação de Francisco Vasconcelos, Joana Barra Vaz, James O´Brien, Luna Lune, Teresa Macedo e de um cão cujo nome não é sabido mas que se revelou um muito bom actor.
Uma referência final para a curiosa capa do EP, da autoria do conceituado artista Gonga. Espero que aprecies a sugestão...
Comentários
Enviar um comentário
Comment, please...