Paper Beat Scissors – Paper Beat Scissors

Vocalista, compositor e instrumentista, Tim Crabtree é o  lider dos Paper Beat Scissors, um projeto que chega do Canadá, fortemente influenciado pelos The Notwist, Radiohead, Sun Kil Moon e os islandeses Sigur Rós. Já têm disco de estreia, o homónimo Paper Beat Scissors, álbum produzido por Mike Feuerstack (Snailhouse, Bell Orchestre), misturado por Jeremy Gara (Arcade Fire) e que foi lançado no passado dia seis de março.

É enorme a lista de convidados e músicos que fizeram parte do processo de gravação, alguns deles nome ilustres do cenário musical local e que podes consultar no sitio da banda.


O nome deste projeto liderado por Crabtree parece desde logo ter sido bastante ponderado e com a finalidade de contrariar a lógica do senso comum. Geralmente é a tesoura quem leva a melhor sobre o papel, mas também pode haver aqui uma tentativa de abordagem mais poética, onde as tesouras representam a agressão e o papel algo suave e delicado. E garanto não ser difícil chegar a esta visão poética, em que a delicadeza e a candura vencem a agressividade e a rispidez, se as canções de Paper Beat Scissors servirem de banda sonora durante o combate fraticida entre estes dois opostos.


No disco há uma tendência para as canções se submeterem a uma compilação dramática. Com o seu estilo único de cantar Crabtree tira-nos o fôlego e os seus falsetes deixam-nos muitas vezes sem reação e tocam profundamente o coração. A maioria das canções começam com o dedilhar de uma guitarra acústica, mas depois recebem novos instrumentos, que acrescentam pequenos detalhes sonoros, mas que fazem muitas vezes toda a diferença e demonstram a abundância de talento dos mentores deste projeto, já que pintam uma belíssima paleta de cores sonoras e criam uma atmosfera envolvente, suave e apaixonada. A própria voz também serve várias vezes apenas para esse efeito específico. Ouve e delicia-te! Espero que aprecies a sugestão...




01. Ends In Themselves
02. Season’s Rest
03. Folds
04. Rest Your Bones
05. Forgotten
06. Once
07. Be Patient
08. Keening
09. Tendrils
10. Watch Me Go
11. Let Me In


 


Recentemente, em Halifaz, na nova escócia (Canadá) os Paper Beat Scissors deram um concerto intimista de apresentção do álbum. Mike Feuerstack (Snailhouse) tocou guitarra, Gina Burgess (Gypsophilia) tocou violino, Kyle Cunjack (Olympic  Symphonium) encarregou-se do baixo e Ryan Brown (Glory Glory) tocou bateria. Confere...



 


Comentários