Vanapastra - Healthy Geometry

Os Vanapastra são uma banda natural de Silverlake, na Califórnia, formada por Collin Desha (voz e guitarra), Steven Wilkin (teclados), Taylor Brown (baixo, guitarra, vozes), Cameron Dmytryk (guitarra, efeitos) e Ben Smiley (bateria). Depois de terem feito furor com um EP e com memoráveis atuações ao vivo, acabam de lançar Healthy Geometry, o disco de estreia e que tem sido muito elogiado pela crítica.



Assim que comecei a ouvir o álbum veio desde logo à memória a tipica sonoridade índie dos anos noventa. Algumas músicas do disco são poderosas e com uma sonoridade apaixonada e dinâmica. Existe com frequência mudanças de ritmo, sempre orientadas pelos riffs da guitarra e por uma voz que lembra bastante Jeff Buckley em alguns momentos e uma estranha mistura de Lenny Kravitz e Caleb Followill noutros. Esta espécie de vaivém no ritmo das canções e na sonoridade, que oscila entre o calmo e o barulhento, lembra muitas vezes o refluxo das ondas. A própria voz, umas vezes alegre e outras revoltada, deixa-nos na incerteza e faz-nos desejar recorrer à letra para percebermos se a intenção do escritor é bater ou beijar alguém... Ou as duas coisas em simultâneo.


Não é pois fácil catalogar estes Vanapastra mas vejo-os com um batido que resultou da colocação no milkshake de uma pitada do período The Bends dos Radiohead, uma colher de sopa de The Killers, um pouco de Kings of Leon, mas mais refinados e The Verve para o toque final.


O disco leva algum tempo para pegar de estaca no nosso subconsciente, mas acaba por dar-se aquele momento mágico em que no nosso cérebro tudo faz sentido. Vamos esperar para ver se Vanaprasta vai explodir em todas as direções e se depois, no difícil segundo disco, haverá progressão do que é uma grande estreia. Espero que aprecies a sugestão...



 



01. Nine Equals Nine
02. Minnesota
03. Self Indulgent Feeling
04. Supernumerary
05. Healthy Geometry
06. G-
07. Don’t Go Home
08. Come On
09. Crushing Ants



Comentários