Dez Mil Guitarras


 


A Porto Editora lançou a 23 de Setembro um novo romance histórico da francesa Catherine Clément, que escolheu para protagonista o rei português D. Sebastião e que poderá ser mais uma excelente sugestão de Natal, em especial para todos aqueles que como eu, adoram História. Dez Mil Guitarras é o título do livro que sugiro hoje, tendo a autora ganho inspiraçao para o mesmo após uma visita a Portugal, onde tomou conhecimento do misticismo que envolve D. Sebastião, o Desejado. Fiquei bastante curioso acerca do livro, investiguei e descobri o seguinte;


O livro divide-se em três partes. A primeira é dedicada ao rei de Portugal, que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, a segunda ao Imperador austríaco Rodolfo II do Santo Império Romano-Germânico e a terceira à Rainha Cristina da Suécia. O principal narrador é um rinoceronte que vai contar toda a história, numa espécie de monólogo. Também D. Sebastião aparece, intermitentemente, como narrador, nas 2.ª e 3.ª partes da obra.


A autora empresta uma enorme veracidade histórica à obra e mostra-se bem documentada sobre os acontecimentos que tiveram lugar na época. O maior aspecto ficcional da obra é D. Sebastião viver até aos cem anos, deformado em consequência da batalha, casado com uma princesa muçulmana e pai de uma numerosa prole, oculto nas terras de Marrocos. Mas sem a efabulação, o que seria dos romances?


A autora retrata pois uma Europa em mutação, a violência das guerras religiosas e o fanatismo das mesmas, a loucura alquimista do Imperador da Áustria, a rebelião da jovem e bárbara Rainha da Suécia e a sua paixão por Descartes.


Destaco também a capa do livro, que reproduz um desenho da época do famoso rinoceronte, trazido da Índia, para diversão dos soberanos ocidentais acima referidos.





Catherine Clément nasceu em 1939, em Paris, é formada em Filosofia e Antroplogia e autora de obras como A Senhora, Por Amor da Índia, A Valsa Inacabada, A Rameira do Diabo, As Novas Bacantes, A Viagem de Théo e o Último Encontro, já editadas entre nós.


Comentários

  1. Parece-me muito interessante, apesar de não conhecer a autora! Mas podes comprar para me oferecer no Natal com a prenda...

    ResponderEliminar
  2. Combinado, mas deixas-me ler primeiro! ;)

    ResponderEliminar
  3. Se me ofereces a mim, é meu!! Depois logo decido quando te posso emprestar para leres...

    ResponderEliminar
  4. A roupa suja lava-se em casa...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comment, please...