Cinco Quartos de Laranja - Joanne Harris.

Deixo mais uma sugestão de leitura, Cinco Quartos de Laranja, de Joanne Harris, autora do conhecido romance Chocolate.


A história gira em torno de Framboise; No Outono da sua vida esta mulher regressa à pequena cidade onde nasceu, Les Laveuses, próximo de Angers, na província francesa. Aí, na quinta onde cresceu e que era da sua família, abre um restaurante que rapidamente se torna famoso graças às receitas de um velho caderno que pertencera à sua mãe.


No entanto não se trata apenas de um simples caderno de receitas culinárias; Ele contém também anotações sobre os momentos mais importantes da vida da família de Framboise, o que a faz recordar os sabores e os sentimentos da sua infância numa França marcada pela dor da ocupação nazi e por um enorme clima de desconfiança entre todos, devido à inevitável convivência com as forças de ocupação. E, acima de tudo, faz-lhe recordar um episódio que marcou a vida da sua família e constituiu para ela a perda definitiva da sua inocência.


Assim, à medida que vai lendo aquele velho livro, Framboise vai abrindo uma espécie de caixa de Pandora, de onde vão saindo os segredos da sua relação difícil com a mãe, doente e dependente de drogas, que ela aprendera a manipular de uma forma bastante curiosa.


Para tornar ainda mais interessante a história, as recordações vão sendo intercaladas por alguns problemas actuais que a protagonista enfrenta nesta nova etapa da sua vida e que são consequência daqueles tempos. No entanto, ela vai poder contar com um improvável amigo de infância, que também a vai ajudar a ser finalmente feliz!



Achei Cinco Quartos de Laranja uma história muito bonita e comovente! A escrita de Joanne Harris permitiu-me visualizar, sentir e cheirar o universo mágico da França campestre. Aromas, sabores, paisagens, um rio (Loire), os seus peixes e as suas correntes, acabam também por ser personagens do livro. Reparei também num detalhe delicioso; Algumas personagens têm nomes de frutos: Framboise, Reine-Claude, Cassis, Pistache, Prune… 


É um livro cheio de apelos ao paladar e para quem, como eu, gosta de cozinhar (apesar de não o fazer há imenso tempo!!), dá logo vontade de ir para a cozinha preparar toda a espécie de iguarias!


 

Comentários

  1. Oi! Também gostei muito desse livro, vou linkar o seu post no post que estou escrevendo agora!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comment, please...